O mercado fecha em:

Como jogar Cartola F.C 2016

5 de junho de 2016 - Felipe Melo
Como jogar Cartola F.C 2016
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Salve, galera cartoleira!

Este post é exclusivo àqueles que ainda não estão nesse mundo, mas buscam compartilhar suas alegrias, tristezas, zebras e principalmente o vício de ser cartoleiro conosco. 
 
Se você é um desses cartoleiros novatos que querem se juntar a nós, mas ainda não têm ideia de como fazer uma conta, montar a camisa, o escudo e afins, continue acompanhando este post, porque a partir de agora, está aberta oficialmente a temporada 2016 do CartolaFC!
 
Obs: caso já possua uma conta no CartolaFC feita em uma temporada anterior, seu email e senha estão cadastrados, mas você precisa criar seu time novamente (nome do time, time do cartoleiro, time do coração e escudo).

1) CADASTRO

Em primeiro lugar, é necessário se cadastrar, preenchendo o formulário com os seus dados pessoais. Para ter acesso a este formulário, basta entrar na página oficial do Cartola, e clicar em “ENTRE NO CARTOLA”. Você poderá fazê-lo também através de seus dados do Facebook.

 
                             
 
Obs: ATIVAÇÃO DO CADASTRO (via e-mail)
Caso tenha feito o seu cadastro através de um e-mail, você deverá ir até a sua caixa de entrada, verificar o recebimento do mesmo (se não estiver na caixa de entrada, confira no lixo eletrônico) e ativar seu cadastro através do link contido na mensagem recebida. 
 
A partir desse momento, você já é oficialmente um Cartoleiro!!!

2) MONTE O SEU TIME

Primeiramente, você deve escolher o nome do seu time. Continue!


Após isso, escolha o seu nome dentro do jogo, no campo “Nome do Cartoleiro”. Todos que acessarem a página do seu time irão visualizar o nome do time e o nome do cartoleiro. 


Agora, dentre os times listados, escolha o seu time do coração.


O próximo passo é escolher o seu tipo de conta, se será “Cartola FREE” ou “Cartola PRO”. Saiba mais sobre as duas opções
 
O próximo passo é a escolha do escudo. Basta escolher o formato e as cores de seu interesse e clicar no botão “concluir escudo” para prosseguir.
 
Após montar seu escudo, chegou a hora de montar seu uniforme. Montagem feita à sua escolha? Então clique em “concluir camisa”.
 
O último passo é escolher o patrocinador do seu clube, onde o símbolo do mesmo estará estampado em sua camisa. Vale lembrar que tudo isso não interfere no jogo, é só um algo a mais. No caso, esse ano os patrocinadores disponíveis são os mesmos para todo mundo, GloboPlay e GloboEsporte. Agora clique em “fechar contratos”.
 
PRONTO!

Você acaba de criar o seu time no CartolaFC e terá 100 cartoletas para comprar os jogadores e o técnico à sua escolha. Lembrando que “cartoletas” é a moeda virtual do jogo e você somente poderá obter um número maior das mesmas através da valorização dos seus jogadores.
Conta feita, time nominado, escudo montado e uniforme passado? Sim? Então vamos colocar o time em campo. Após realizar todos os processos acima, você entrará no feed principal do seu time. É a partir dele que todos os seus comandos serão realizados. 
 

3) COMPRE SEUS JOGADORES, TÉCNICO E ESCOLHA SEU ESQUEMA TÁTICO

Um dos pontos mais importantes do Cartola FC é montar um time competitivo e, para isso, é preciso comprar os jogadores que farão parte do time vencedor. 
Para isso, clique na opção “ESCALAR TIME” que fica dentro da caixa verde na tela inicial. 
 
 
Abaixo aparecerá um plantel vazio. A formação do time pode ser alterada onde localiza-se a elipse vermelha, podendo então variar entre diversas formações táticas. A opção “visualizar como”, destacada pela elipse azul, altera a forma de exibição do time, podendo este ser representado no campo (elipse amarela) com os jogadores devidamente posicionados, ou por uma lista contendo os jogadores, ficando a escolha a critério do usuário. Para comprar os jogadores, clique no símbolo “+” representado no campo.
 
 

Ao clicar no símbolo + em alguma posição do campo, irá aparecer o mercado com vários jogadores daquela posição. Se você subir um pouco a página, verá a opção “Filtros”. Ao clicar nela, você poderá filtrar a quantidade de jogadores que aparecerá no mercado por posição, estado (provável, dúvida, contundido, etc), preço e time. Assim, por exemplo, se você clicar em “provável” e no escudo do “Santa Cruz”, aparecerá todos os jogadores do Santa Cruz que devem jogar na próxima rodada. Já se você selecionar uma posição em específico, só aparecerá jogadores daquela posição. 

Jogadores listados no mercado. Para selecionar os jogadores que você quer que apareçam, clique em “Filtros”. 

Filtro aberto (com zoom out para uma melhor visualização). É possível filtrar a busca por posição, estado, preço e time.

 


Exemplo ao selecionar “provável” e o escudo do Santa Cruz no filtro.

 

Ao encontrar o jogador que você quer comprar, basta clicar na caixa verde escrito “comprar” destacada pela elipse vermelha, localizada à direita dos jogadores. Ao lado da caixa de comprar existe uma seta cinza, que ao ser clicada, mostra scouts básicos de cada jogador ao longo do campeonato, além de um gráfico mostrando as variações de suas pontuações e preço.




Ao comprar um jogador, você perceberá que o campo à esquerda na tela irá movimentar-se. Para dar prosseguimento na escalação e comprar jogadores de outra posição, clique no campo e selecione a posição desejada, ou suba até o início da página, onde encontrará sua escalação até o momento.


Para remover um jogador que tenha escalado sem querer, movimente o cursor do mouse até sua foto no campo, onde aparecerá um “X” vermelho, que ao ser clicado removerá o jogador.

Obs: importante ficar atento ao valor do jogador, já que para você completar sua escalação e salvar seu time, é necessário ter cartoletas suficientes para os 11 jogadores + técnico.

4) SALVE SEU TIME

Após completar o seu plantel com jogadores e técnico à sua escolha, o botão “CONFIRMAR ESCALAÇÃO” ficará disponível na caixa verde na barra inferior, e você poderá salvar a sua seleção. No botão “VENDER TODO TIME”, todos os jogadores são removidos do time e você pode iniciar sua escalação do zero. 
 
 
 
Vale lembrar que é possível modificar o time quantas vezes quiser até o mercado fechar (sempre fecha 2 horas antes da primeira partida da rodada). Fique sempre atento aos jogadores que você escolheu para não haver nenhum desfalque.

5) CRIE E PARTICIPE DE LIGAS

Jogar CartolaFC sem concorrência não tem graça. O objetivo do jogo é pontuar o máximo possível. Assim que você se cadastra no CartolaFC, você automaticamente entra em 5 ligas públicas: a Nacional (entre todos os cartoleiros do Brasil), a do seu time de coração (entre todos os cartoleiros que selecionaram aquele time como “time do coração), as duas dos patrocinadores (no caso da temporada 2016, a GloboPlay e o GloboEsporte patrocinam todos os times) e uma liga extra, a Patrimônio (liga entre todos os cartoleiros do Brasil, mas a disputa é para ver quem tem mais cartoletas). 


No entanto, você pode disputar ligas exclusivas com pessoas que você conhece, participando de ligas privadas. Ao todo, você pode participar de 2 ligas clássicas (competição de pontos corridos) se for Cartoleiro FREE, ou 5 ligas clássicas se for Cartoleiro PRO. 


Além das ligas clássicas, a temporada 2016 do CartolaFC trouxe como novidade as ligas mata-mata. Somente o Cartoleiro PRO pode criar ligas mata-mata, podendo o Cartoleiro FREE participar quando convidado por um Cartoleiro PRO. As ligas mata-mata poderão ter de 4 a 32 times (irão durar de 2-5 rodadas). Os cartoleiros poderão participar de até 5 ligas mata-mata ao mesmo tempo.

Tire mais dúvidas sobre ligas.


Como criar uma liga no CartolaFC? Siga os seguintes passos:  


1) No menu do Cartola localizado à esquerda na página inicial, clique em “Ligas”.


2) Na página aberta, clique na caixa “CRIAR LIGA”, destacada pela elipse vermelha.


 


3) Lá, decida se a liga será clássica (pontos corridos) ou mata-mata. Lembre-se: apenas Cartoleiros PRO podem criar ligas mata-mata. Decidindo o tipo da liga, escolha o nome e dê uma descrição à liga.


4) Escolha o tipo da liga: pública (qualquer um pode participar), moderada (só entra quem você aceita) e privada (só entra quem receber convite). 


5) Crie uma flâmula (um escudo) para a sua liga. Ela aparecerá ao lado do nome e da descrição. 


6) Sua liga foi criada. Para acessar a sua classificação, é só clicar em “Ligas”, e descer a página até encontrar a liga que você criou. 


7) Após criar a liga, aparecerá na tela uma caixa escrito “CONVIDAR A GALERA”. Lá você poderá convidar seus amigos pelo nome do time, ou associando sua conta ao Facebook, e adicionando seus amigos pelo perfil.  

8) Para acessar sua liga, abra o menu na página inicial e clique em ligas. Lá estará sua liga, clique nela para gerenciá-la e acessar suas informações. 



Como participar de uma liga no CartolaFC? Siga os seguintes passos: 



1) Abra o menu da página inicial e clique em “Ligas”. 


2) Lá, clique na caixa “BUSCAR LIGAS”. 


3) Você poderá buscar as ligas pelo nome. Nos resultados, clique na liga que procurava. Ao clicar: se for pública, clique em “PARTICIPAR”; se for moderada, clique em “SOLICITAR ENTRADA”; se for fechada, sua entrada é autorizada apenas mediante convite do presidente da liga.

Dúvidas frequentes


– Não tem problema se você entrar numa liga depois da 1ª rodada, pois você entrará com sua pontuação geral, e não com 0 pontos. Exemplo: digamos que você entre numa liga antes da 10ª rodada. Assim que entrar, sua pontuação aparecerá com 0 pontos. No entanto, após a rodada, será atualizada e aparecerá a sua pontuação geral (da 1ª até a 10ª rodada). Caso a liga tenha sido criada depois da 1ª rodada, só contará a pontuação geral a partir da rodada em que ela foi criada. 
– Caso você crie uma liga após a 1ª rodada, a pontuação das rodadas anteriores não contarão na classificação da liga. Assim, digamos que você crie uma liga na 4ª rodada. Desse modo, as pontuações da 1ª, 2ª e 3ª rodadas não serão contabilizadas nas pontuações da classificação dessa liga. 

 
 
 
Atente-se! As 3 primeiras rodadas possuem um esquema de valorização diferente. 
 
A partir da 4ª rodada, o mercado estabiliza e permanece o mesmo até a última rodada. Se o jogador for mal na anterior e ter uma boa estimativa de ir bem na rodada atual, logo, ele será uma boa opção para valorização e consequentemente o ganho de cartoletas.
     
Ex: Ricardo Oliveira fez -2 na rodada anterior; qualquer pontuação acima disso ocasionará na valorização do jogador.


Ao contrário desse exemplo, se o jogador foi bem na rodada anterior e não repetir o feito na rodada atual, logo, o mesmo será uma opção ruim, causando desvalorização e consequentemente a perda de cartoletas.


Ex: Ricardo Oliveira faz 20 pontos na rodada anterior; qualquer pontuação abaixo disso, ocasionará na desvalorização do jogador.

———————————————————————————————————————————-
 
É isso, pessoal. Espero ter ajudado.
 
Qualquer dúvida, deixa aí nos comentários que tentaremos responder o mais rápido possível. 

Tamo junto, grande abraço!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Felipe Melo

Um dos idealizadores do CartolaFC Mix. Soteropolitano, angolano, brasileiro. Louco por futebol e sempre de bom humor, afinal, um dia sem rir é um dia perdido. No cartola, comanda o Oloko Mito.
  • Henrique Lopes

    se o cara foi bem na rodada anterior 13 pts, ficou fora uma rodada e volta, vale a pena pegar???

    • Virgil Luisenbarn

      Só se tiver desvalorizado.