O mercado fecha em:
Quero ser sócio

Como funciona o esquema de capitão e vice-capitão no fantasy da Libertadores

19 de fevereiro de 2018 - Luís Gustavo
Como funciona o esquema de capitão e vice-capitão no fantasy da Libertadores

O Capitão do time é um membro a ser escolhido que terá a pontuação dobrada. É sugerível apostar em um nome “seguro”, isto é, alguém que possua excelentes chances de mitar! Se acontecer qualquer imprevisto e o Capitão não entrar em campo, o Vice é automaticamente o substituto. Fique atento: se o vice-capitão também não atuar, nenhum jogador dobrará os pontos.

Exemplo: digamos que você escolha o atacante Luan para ser o seu capitão e o meia Diego para ser o seu vice-capitão. Se Luan fizer 10 pontos, você pontuará 20 pontos com ele, pois ele é o seu capitão. Agora digamos que o Luan não jogue e Diego faça 7 pontos, então você pontuará 14 pontos com Diego; como ele era seu vice-capitão e Luan não jogou, a braçadeira de capitão foi passada automaticamente para o Diego. Agora se nem Luan ou Diego jogarem… já era!

No entanto, se liga nesse detalhe, pois muita gente não sabe disso. Tá prestando atenção?! Então aprenda essa dica que vale ouro: você pode mudar de capitão durante a rodada. Não é possível transformar um jogador que já realizou a partida em Capitão, porque assim seria fácil demais, né? Mas você pode colocar um jogador que ainda não jogou como capitão. No entanto, ao fazer isso, você automaticamente deixa de ter um vice-capitão, mas isso pouco importa, pois para quem acompanha a rodada, o vice-capitão não serve pra nada. Mas cuidado, pois se o seu capitão for expulso, você não pode mudar de capitão, então nada de entregar a braçadeira do seu time para um Felipe Melo da vida! Vamos para o exemplo que ficará bem fácil de entender.

Exemplo: você escalou o Luan como capitão e ele jogará na terça-feira. No entanto, ele termina decepcionando e faz 2 pontos. Como ele é seu capitão, você pontuará 4 pontos com ele. Insatisfeito, você decide mudar de capitão, e antes do jogo do Flamengo na quarta-feira, coloca o Henrique Dourado como capitão. Ao fazer isso, Diego deixa de ser o seu vice-capitão, e, para o seu azar, Henrique Dourado acaba não jogando e Diego faz 15 pontos. Nessa situação, ninguém tem a pontuação dobrada, mas calma, nem tudo está perdido. Você ainda pode trocar de capitão novamente… digamos que você coloque agora o Bruno Henrique como capitão, e ele só jogará na próxima semana (lembre-se que os jogos da rodada da Libertadores acontecem em semanas diferentes). O Bruno Henrique acaba mitando com 11 pontos e, como ele é seu capitão, você garante 22 pontos. Se quiser, você ainda pode mudar de capitão, mas com essa mitada, eu não arriscaria. Mas digamos que você seja ganancioso e resolve trocar, coloca Rodriguinho como capitão e ele acaba sendo expulso, fazendo -5 pontos. Como ele é seu capitão, você fica com -10. Nem adianta tentar mudar, pois o capitão leva a braçadeira com ele para o vestiário… você mereceu se ferrar mesmo!! 
Então já deu pra perceber o truque, né? Sempre coloque um jogador que vai jogar primeiro como capitão. Se ele mitar, você não precisa fazer nada. Caso contrário, basta ir mudando de capitão, sempre colocando o jogador que for jogar antes. Você pode mudar quantas vezes quiser. Agora fique atento que você só pode colocar um jogador que ainda não jogou como capitão, então a mudança tem que ser feita antes dos jogos começarem. 

Como selecionar o jogador como capitão

No computador:

Abaixo do banco de reservas na aba do “Time”, seleciona o seu capitão e vice, e clique em “gravar time”.

No aplicativo:

Na aba do “Time”, clique sobre o jogador que você deseja como capitão, selecione capitão e clique em “salvar”. 

É isso, galera. Esperamos ter ajudado. Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário aí embaixo que nós responderemos.

Boa sorte e até a próxima!

Luís Gustavo

Torcedor do Sport Club do Recife e treinador do PeloSportTudo 87 FC